Pinacoteca de SP abre mostra com mais de 100 obras de museu de Portugal Dicas
Pinacoteca de SP abre mostra com mais de 100 obras de museu de Portugal

Pinacoteca de SP abre mostra com mais de 100 obras de museu de Portugal

Paulo Lannes Paulo Lannes Publicado em 27 de julho de 2017

A Pinacoteca de São Paulo abriu a exposição “Coleções em Diálogo”, com produções artísticas do Brasil e de Portugal. O museu paulista expõe 107 obras do acervo do Museu Nacional de Soares dos Reis, que fica na cidade do Porto. As informações são da Agência Brasil.

O evento integra o calendário cultural do Experimenta 17, uma série de ações organizadas pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo para promover o intercâmbio artístico e cultural dos dois países.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

 

A exposição faz parte do programa que constrói relações entre a coleção da Pinacoteca e de outras instituições e fica em cartaz até 16 de outubro. A curadoria conjunta é de Elisa Soares, conservadora de pintura do museu português, e de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca. A proposta é explorar a construção de uma arte nacional em Portugal e no Brasil.

Segundo Fernanda Pitta, a questão central da exposição é a forma com que “o meio cultural português preocupou-se em identificar ou fazer surgir uma arte própria, inscrita na tradição europeia e ocidental, mas dotada de uma singularidade específica”. Nessa construção, segundo a curadora da Pinacoteca, questiona-se o lugar da representação da paisagem, dos costumes e do cotidiano. “Tal processo é bastante similar ao que ocorreu no Brasil”, explica.

O Museu Nacional de Soares dos Reis é herdeiro do primeiro museu público dedicado à arte criado em Portugal: o Museu Portuense de Pinturas e Estampas, de 1833. A instituição possui coleções de arte portuguesa e de mobiliário, porcelana, vidros, ourivesaria, joalheria, têxteis, arqueológicas, entre outras.

 

Boa dica, hein?

 

Paulo Lannes
paulo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja

 


Notícias Relacionadas


Booking.com