Tem muito forró na Europa! Veja onde e como acontecem as festas Dicas
Tem muito forró na Europa! Veja onde e como acontecem as festas

Tem muito forró na Europa! Veja onde e como acontecem as festas

Rodrigo Rocha Rodrigo Rocha Publicado em 21 de junho de 2016

A origem da palavra forró, ritmo que embala festas juninas em todo o país, é imprecisa. Há os que acreditam que ela seja uma herança africana incorporada à cultura brasileira e tenha surgido do termo Forrobodó, que significa arrasta-pé, farra, confusão, desordem.

Outros defendem a versão de que o termo tenha se originado na expressão da língua inglesa “for all, que significa “para todos”, em português, e tenha sido cunhado pelos ingleses instalados em Pernambuco, que promoviam bailes abertos ao público ou “for all“.

Seja qual for a versão que você acredite, num ponto todo mundo concorda: o forró é um dos maiores patrimônios culturais do Brasil.

Mas se você acha que só dá pra dançar forró bom por aqui, saiba que o ritmo também está espalhado pela Europa, onde acontecem noites e festivais de forró em diversos países, como Espanha, Portugal e Rússia.

 

 

Você pode até achar que esses bailes são coisa de brasileiro saudoso – e, às vezes, são mesmo. Mas tem muito europeu por aí que ama o nosso forró e se reúne para dançá-lo mundo afora.

Apesar de serem deliciosas e ajudarem a matar as saudades do Brasil, as festas de forró europeias são diferentes das nossas. Por lá, as pessoas não costumam se reunir para beber, comer e conversar como a gente faz aqui no Brasil. O negócio deles é um só: dançar.

 

 

A música também se assemelha mais ao que nós chamamos aqui no Brasil de “forró universitário” e a dança tem muitos giros. A fama dos europeus não gostarem muito de contato físico vale bastante nessa hora. Além disso, eles apreciam aquele forró pra assistir, cheio de movimentos.

Esse vídeo aqui é de 2013, mas dá uma boa noção de como funcionam as festas:

 

 

Algumas das melhores festas acontecem na Rússia, onde os professores e integrantes das bandas se dedicam ao estudo da nossa cultura e aprendem a tocar e dançar nossa música. Como todo mundo sabe, os russos levam a dança muito a sério e, por isso, fazem um trabalho muito bonito.

Encontre as festas

Agora veja que maravilha: o Fábio Gameleira, do Rio de Janeiro, criou um site chamado ‘Onde Tem Forró?’, em que é possível pesquisar festas de forró no mundo inteiro durante todo o ano.

 

Site "Onde Tem Forró?"

Site “Onde Tem Forró?”

 

Para saber mais sobre alguns dos forrós na Europa, separamos algumas páginas de comunidades, bandas e eventos no facebook.

 

Espanha

Forró de Barcelona
Barcelona Baila Forró
Nação Forrozeira Barcelona
Barcelona Forró Festival – Pisa na Fulô

 

Portugal
Forró Portugal
O Forró de Portugal vai!
100% Forró Porto
Forró in Porto

 

Rússia
Forró Festival in Russia – Saint-Petersburg
Forró República Rússia
Forró Russia

 

Inglaterra
London Forró
Forró London
Forro London
Forro Family London
London Forró Fantics
Forró Me Up London

Sobre o forró em Londres, esse vídeo aqui é super legal!

 

 

França
A Casa do Forró Paris
Soirées Forró à Paris (et en France)
ForroBodó Paris

 

Alemanha
Forró Stuttgart
Tome Forró Berlin
Forró projeto de Hamburgo
Forró de Domingo Festival
Forró München
Forró in Deutschland

 

Holanda
Forró Amsterdam Festival
Forró For All

 

Noruega
Forró Noruega

 

Anavam!

 

Rodrigo Rocha
rodrigo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Notícias Relacionadas


Booking.com