Dicas importantes para planejar a sua viagem de férias Dicas
Dicas importantes para planejar a sua viagem de férias

Dicas importantes para planejar a sua viagem de férias

Kady Albuquerque Kady Albuquerque Publicado em 24 de setembro de 2016

Entramos na primavera, o que significa que, em um piscar de olhos, estaremos comprando os presentes de Natal. Quem ainda não planejou as férias de dezembro/janeiro, vem com a gente que daremos dicas de como fazer tudo certinho pra sua viagem não dar errado!

Escolha o destino e defina o tipo da sua viagem

Se você ainda não sabe onde passar as férias, obviamente este é o primeiro caminho. O local conta muito na hora de fazer o planejamento. Férias na praia são bem diferentes de uns dias de descanso na cidade.

Vai viajar pra outro país ou será um destino no Brasil? Suas férias são com a família, com amigos ou sozinhx? Quer sossego ou agito? Ou os dois? Responda a essas perguntas e tantas outras para começar a planejar a sua viagem.

 

planejamento-viagem-ferias-2

 

Outro questionamento muito importante para quem vai viajar pra fora do Brasil é: preciso de visto para entrar neste país? Já fizemos alguns posts sobre isso. Saiba quais são os países que exigem vistos dos brasileiros.

Se você vai aos Estados Unidos e precisará do visto, também temos um post que pode te interessar.

Estabeleça um orçamento

Saiba exatamente quanto você pode gastar nas suas férias. Inclua todos os itens: transportes (aéreos, terrestres, ferroviários etc), acomodação, alimentação, ingressos para passeios, lazer e compras, por exemplo. Se conseguir, faça uma divisão dos gastos de alimentação e lazer (festas, bebida etc) por dia e coloque isso como um limite para não ter sustos na volta à realidade.

Leia também: As melhores dicas para viajar sem voltar no vermelho

Escolha a companhia de viagem ou pesquise preços pela Internet

Hoje a Internet redimensionou a forma como as viagens são planejadas. É possível checar preços de passagens e hoteis, e até passeios; criar alertas para promoções; acessar sites como o nosso para saber mais sobre os locais e programar o roteiro.

Se você está perdidx com isso, indicamos os seguintes sites: Decolar, Voopter, para passagens; Booking e Air Bnb, para hospedagem. Se for alugar um carro, pode usar o Skyscanner para pesquisar as melhores condições. Ainda sobre hospedagens, os sites dão possibilidade de criar alertas que avisam quando passagens de seu interesse estão com bons preços. Também existem sites e apps que postam diariamente opções baratas. Se você ainda não decidiu seu destino, fique de olho!

Para quem não tem muita paciência na hora de fazer essas pesquisas, há sempre a opção de consultar pacotes em agências de viagem. Elas fazem o trabalho de construir pacotes personalizados e também oferecem alguns coletivos.

A dica de esboçar o orçamento antes de desta pesquisa é importante porque te ajuda na hora de comprar passagens e definir hospedagem. À medida que você vai pesquisando, vai vendo se as tarifas se enquadram nas suas expectativas de gastos.

Esboce uma programação, mas que seja flexível!

 

planejamento-viagem-ferias-1

Foto: Sammi He

 

Isso significa que você tem que preencher tudo que será feito em todos os dias das férias, mas esse item é bem útil para viagens a destinos desconhecidos. Pesquise sobre lugares legais para conhecer no local e prepare um roteiro flexível. Permita-se sempre reavaliar esse roteiro durante a viagem e se deixar descobrir os locais e as programações que forem surgindo.

Uma dica preciosa: tente fugir do óbvio pelo menos por alguns dias. Claro que você vai ficar com muita vontade de ir à Torre Eiffel sendo sua primeira vez em Paris, mas que tal programar um dia para bater perna pela cidade e deixar que as ruas te conduzam?

Se for fazer uma viagem por várias cidades, recorra ao Google Maps para saber mais sobre os trajetos.

Viagem contratada, crie uma planilha de gastos

Você já reservou passagens, hospedagens, passeios e agora é só esperar o dia do embarque chegar? Então, faça uma planilha com todos os gastos, condições de parcelamento e saiba exatamente até quando e quanto vai pagar pela viagem. Se você precisa juntar grana para levar, já faça uma previsão do quanto terá que economizar por dia/mês (como preferir) para não passar perrengue.

Faça um roteiro geral da sua viagem e envie para familiares e amigos

Não, você não fará isso para se exibir. É uma questão de segurança. Se você vai viajar sozinhx, por exemplo, é importante que as pessoas saibam onde você estará a cada dia e como podem entrar em contato contigo.

Não precisa quebrar a cabeça com tabelas ou arquivos de Word. O app Tripit já monta o seu roteiro automaticamente. É só você inserir as informações. Depois crie um pdf e mande para seus contatos de confiança.

No mais, é só preparar a mala, conferir se está levando todos os documentos importantes, chegar cedo ao aeroporto e partir rumo às férias. Ah! Se for viajar de carro, faça antes uma boa revisão. Ninguém merece passar por imprevistos, não é mesmo?

 

Kady Albuquerque
kadydja@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja

 


Notícias Relacionadas


Booking.com