Onde provar o melhor da cozinha mediterrânea em 6 capitais brasileiras Deu Fome
Onde provar o melhor da cozinha mediterrânea em 6 capitais brasileiras

Onde provar o melhor da cozinha mediterrânea em 6 capitais brasileiras

Rodrigo Rocha Rodrigo Rocha Publicado em 26 de outubro de 2016

Dizem que para conhecer alguém de verdade, a gente deve dar poder à pessoa ou viajar com ela, certo? Pois bem, e para conhecer um povo de verdade? Para nós, do AGV, é preciso compreender seus hábitos alimentares e provar da sua comida. Não dá pra ir à Tailândia sem provar seus pratos exóticos, é impensável visitar Portugal sem provar um bom bacalhau.

O mesmo vale para os 23 países/regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo, que fica entre a Europa, Ásia e África. A dieta mediterrânea, aliás, é bastante famosa mundialmente e reconhecida pela medicina como uma das mais saudáveis.

França, Itália, Egito, Grécia, Marrocos, Síria e Espanha são alguns dos países com vários pontos em comum no que diz respeito à alimentação, cujos ingredientes característicos deram origem ao que ficou conhecido como a dieta mediterrânica, considerada pela UNESCO em 2013 como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Diversos estudos já comprovaram os benefícios dos alimentos que integram a culinária mediterrânea, como peixes e frutos do mar, frutas frescas e secas, hortaliças, oleaginosas, legumes, grãos e cereais, iogurtes, queijos e vinho tinto. Além de nos ajudar a manter um peso saudável, essa dieta tende a diminuir as taxas de açúcar no sangue, prevenindo doenças como o diabetes.

Mas se você não pode ir até a região do mar mediterrâneo agora, que tal conhecer alguns dos melhores restaurantes do tipo aqui mesmo no Brasil?

São Paulo

 

 

Localizado em uma casa no Jardim Paulista, o MIMO oferece um cardápio enxuto com pratos mais tradicionais e outros autoriais, criados pelo Chef Volney Miguel Ferreira, que já trabalhou em restaurantes premiados na Itália e Espanha. Num ambiente clean e moderno, a casa procura renovar seu cardápio a cada 4 meses para incorporar novidades e se adaptar aos ingredientes mais frescos de cada época do ano.

Site oficial: mimorestaurante.com.br

Rio de Janeiro

 

 

O Oliva Trattoria Mediterranea ocupa o mesmo endereço do tradicional restaurante Peixaria, no Leblon. Recém reformada, a casa aposta nos toques caseiros e elegantes do Chef Rudy Bovo, que veio de Veneza, na Itália, para uma temporada em solo carioca. Ele acrescentou novidades no menu, como a polenta trufada com cogumelos e lascas de queijo, o raviole de queijo burrata com tomate cereja e manjericão, e o ossobuco à milanesa. Destaque para os peixes e frutos do mar que fizeram a fama da antiga casa.

Site oficial: olivatrattoria.com.br

Brasília

 

fortunello-coziha-mediterranea

Foto: Rayan Ribeiro

 

O Fortunello se descreve como um restaurante constantemente preocupado em inovar na sua produção para oferecer aos clientes uma nova experiência a cada visita. O cardápio do lugar, que fica na Asa Sul, inclui muitas massas, risotos, peixes e frutos do mar. Os clientes costumam elogiar também a carta de vinhos e os preços.

Site oficial: fortunelloristorante.com.br

Salvador

 

 

Comandado pelo Chef italiano Alessandro Narduzzi, o La Lupa alia a tradicional cozinha italiana com azeite e tomates frescos, a modernas e inusitadas combinações de temperos e ingredientes para criar deliciosas receitas de massas, frutos do mar, pizzas e carnes com sabor mediterrâneo. A adega possui 235 rótulos de vinhos e espumantes, selecionados em parceria com o somellier Marcelo Santos. Fica em dois endereços: no Shopping Barra e no Salvador Shopping.

Recife

 

 

Inspirado no artista espanhol Salvador Dalí, o Dali Cocina serve em seu menu o sabor mediterrâneo com toques de contemporaneidade. Ideal para quem gosta de apreciar frutos do mar, saladas, risotos, carnes e aves, o lugar fica no . Ambiente super descontraído e aconchegante seja para um jantar à dois, um happy hour com amigos ou um almoço de negócios.

Site oficial: dalicocina.com.br

 

Porto Alegre (RS)

 

 

O Chef Pépe Laytano define sua culinária como fusion cuisine e seu cardápio baseado na culinária mediterrânica e oriental inclui cordeiros, bacalhaus, camarões, lulas, mexilhões e mistos de frutos do mar. A origem de suas elaborações estão nas cozinhas espanhola, portuguesa, francesa, italiana, grega, marroquina, indiana, japonesa, tailandesa e vietnamita.

Site oficial: pepelaytano.com.br

 

Bom apetite!

 

Rodrigo Rocha
rodrigo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Notícias Relacionadas


Booking.com