Carolina Ferraz fala sobre gastronomia, viagens e novidades na nova temporada do Receitas Deu Fome
Carolina Ferraz fala sobre gastronomia, viagens e novidades na nova temporada do Receitas

Carolina Ferraz fala sobre gastronomia, viagens e novidades na nova temporada do Receitas

Bruno Aguiar Bruno Aguiar Publicado em 30 de outubro de 2016

Após o término da gravação da quinta temporada de Receitas da Carolina e na pausa das gravações da novela Haja Coração, a atriz e apresentadora Carolina Ferraz pousou em Brasília para ensinar uma de suas receitas no evento Mercadinho Brasília, organizado pelo Brasília Shopping. Além disso, ela conversou com o A Gente Viaja sobre gastronomia, lugares preferidos e adiantou detalhes das próximas temporadas de seu programa no canal GNT.

 

carolina-ferraz-entrevista-gastronomia-viagem-receitas-1

Carolina recebe o AGV antes da aula-show no Mercadinho Brasília / Foto: Patrícia Soransso


O interesse pela gastronomia

Carolina Ferraz conta que não vê a gastronomia como algo profissional na sua vida. Ela não se autointitula chef. “Sou cozinheira. A gastronomia é um prazer! Nunca pensei em ter um programa de culinária e nem pensei que, se tivesse, desse certo”, conta.

“Vários amigos da GNT foram em jantares na minha casa, e quando lancei o livro ‘Na Cozinha com Carolina’, que vendeu muito na época, os convites para o programa aumentaram, e, após três anos recusando a ideia, aceitei”, explica Carolina.

 

carolina-ferraz-entrevista-gastronomia-viagem-receitas-4

Ela preparou um filé crunchy durante a aula no Mercadinho Brasília / Foto: Patrícia Soransso

 

Sobre o gosto pela gastronomia, a apresentadora explica que veio da minha mãe. Minha relação com a cozinha é mais afetiva do que profissional. A minha cozinha vem da minha família e sem essa pegada gourmet”. Carolina nasceu em Morrinhos, Goiás, mas admite: detesta pequi.

Ela afirma ser “uma mulher que come”. “Eu não fico só na saladinha. Eu gosto da refeição. Gosto de sentar e comer. Fazer da refeição um momento. E a comida é um dos ingredientes desse momento”.

Descobrindo sabores por aí…

Nas suas viagens, Carolina Ferraz conta que gosta de explorar a gastronomia local, apesar de não ter indicações objetivas de que lugares ir por onde ela já passou. “Minhas melhores experiências gastronômicas em viagens foram bem inusitadas. Conheci um restaurante japonês vegano em Nova York que eu achava que não seria bom. Afinal, ‘o que comer em um japonês vegano?’, me perguntei. Fui por curiosidade e foi incrível. Fiquei muito surpresa! Outra vez comi comida vietnamita em Berlim e foi a melhor que eu comi até hoje. E olha que eu amo comida vietnamita e nunca fui ao Vietnã!”, conta a atriz.

Sobre como escolher onde vai comer durante as suas viagens, Carolina dá o segredo. “O meu marido tem um tio chamado Luís que me deu uma dica da qual nunca vou esquecer: se você chegou em um local com vários restaurantes, entre no que está mais lotado. Não adianta o restaurante ser lindo e ninguém querer comer lá. Sempre escolho assim onde vou comer em lugares novos”, revela.

Na volta das viagens, Carolina Ferraz diz que sua mala sempre está cheia de panelas e temperos. “Pareço uma contrabandista”, ri enquanto conta.

Receitas da Carolina pelo mundo

Na entrevista ao A Gente Viaja, Carolina Ferraz adiantou como serão as três novas temporadas do Receitas da Carolina, seu programa na GNT. Com uma pegada mais documentário, o programa viajará por três continentes: América do Sul, América do Norte e Europa. Cada temporada terá oito episódios e visitas a países de um desses continentes.

“Farei essas viagens em busca de experiências gastronômicas, em restaurantes premiados e lugares de rua. Após isso, vou cozinhar algum prato com base no que aprendi naquele lugar”, adianta Carolina.

Chile, Colômbia, Peru, Argentina e Uruguai são alguns dos países já selecionados para a temporada na América do Sul. Mas ela não irá às cidades e restaurantes mais convencionais. “Quero ir a lugares mais inusitados, conhecer algo novo e ser a cobaia desse novo formato que eu estou propondo para o programa”, conta animada.

Além desta novidade, em 2017 Carolina lançará mais dois livros novos: um em abril e outro em outubro.


Mão na massa

carolina-ferraz-entrevista-gastronomia-viagem-receitas-5

Foto: Patrícia Soransso

 

Sobre os bastidores do seu programa, Carolina Ferraz revelou que é ela quem prepara e cozinha tudo. “Todos os processos dos pratos do programa eu fiz, eu cozinhei pessoalmente e fiz na hora. Por exemplo, se a receita de um lombo diz que dura quatro horas para assar, ele vai ficar quatro horas no forno. Enquanto isso a gente vai fazendo outros processos. Eu já levo tudo organizado na minha cabeça, já que faço questão de fazer tudo pessoalmente. E tem dado certo. Já cheguei a gravar três programas em um dia”, revela.

Além desse cuidado, Carolina diz que tudo o que cozinhou na temporada passada, ela começou a testar seis meses antes. “Alguns livros de receitas vêm com falhas. Falta uma dica, um ingrediente, um toque que vai fazer o prato sair do jeito que tem que ficar. Às vezes esses detalhes são deixados de lado. Por isso eu sempre testo as receitas que faço na televisão e nos livros. Porque eu quero que a pessoa consiga fazer na casa dela a mesma receita que eu fiz”, explica.

Temperos e lugares

Quando questionada sobre os melhores temperos ou especiarias que conheceu em suas viagens, Carolina Ferraz é enfática. “Açafrão do Irã! Inclusive, se alguém tiver vindo do Irã, traz um pouco pra mim”, brinca.

 

carolina-ferraz-entrevista-gastronomia-viagem-receitas-6

Muito simpática, ela conversou com a plateia durante a aula-show e autografou livros levados pelos fãs / Foto: Patrícia Soransso

 

Sobre onde comprar temperos, ela indica dois lugares: Eataly, em São Paulo; e Chelsea Market, em Nova York. “No Chelsea Market, inclusive, tem uma lojinha de azeites e sais que eu sou apaixonada há uns seis anos. Não lembro o nome, mas, sempre que eu vou, passo horas provando tudo o que tem lá. Esses dias abri a última garrafa do aceto balsâmico feito de grapefruit com capim limão que trouxe de lá e já estou triste que vai acabar”.

No Brasil, a gastronomia que encanta Carolina Ferraz é bem variada. “A nossa cozinha tem disso, né? É muito variada e tudo muito saboroso”, enfatiza. Entre os destaques que agradam o paladar de Carolina estão o cozido do Sul; a Broa de milho com canela da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul; a moqueca Capixaba e a pamonha. “Ah, pamonha você pode me oferecer qualquer hora do dia”, brinca.

 

Com colaboração de Kady Albuquerque.

 

Bruno Aguiar
bruno@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Notícias Relacionadas


Booking.com