7 receitas mineiras que são boas demais da conta! Deu Fome
7 receitas mineiras que são boas demais da conta!

7 receitas mineiras que são boas demais da conta!

Kady Albuquerque Kady Albuquerque Publicado em 13 de fevereiro de 2017

Oh, Minas Gerais! Além de ser uma terra de gente simpática, Minas é um lugar para comer bem, muito bem! A culinária mineira já invadiu o país, conquistou nossos corações, mas nem todo mundo sabe que esses pratos vieram de lá. Hoje reunimos algumas receitas típicas da região para você se esbaldar quando estiver por lá.

1. Tutu de feijão mineiro

 

tutu-de-feijao comida mineira

 

O prato é um clássico da cozinha de Minas Gerais e tem origem no período escravista. É uma receita que dá sustança! O tutu leva feijão, cebola, farinha de mandioca, ovos, linguiça, bacon, torresmo, couve e até um pouco de cachaça!

Receita

1/2 kg de feijão cozido sem tempero
2 cebolas cruas raladas
Farinha de mandioca
Pimenta do reino
1 colher de sopa de cachaça
2 ovos cozidos
1/2 kg de lingüiça frita ou assada no forno
200 g de bacon frito em cubinhos
Couve refogada

Bata o feijão no liquidificador com o caldo do cozimento. Depois, doure a cebola na gordura do bacon e refogue o feijão com alho amassado. Colocar uma pitada de pimenta do reino, uma colher de cachaça, sal a gosto. Quando abrir fervura, colocar lentamente a farinha de mandioca, mexendo sem parar, até o ponto de um pirão. Em seguida, misturar o bacon frito e a linguiça picadinha. Depois, é só despejar numa tigela e enfeitar com rodelas de ovos cozidos , couve e molho de cebola. Detalhe: o tutu deve ser mole pra não ficar seco. Receita original aqui.

 

2. Ambrosia

 

 

doce de leite talhado ambrosia comida mineira

 

Os doces mineiros são irresistíveis. Um dos clássicos é a Ambrosia, um doce de leite com textura singular. Foi trazido ao Brasil pelos portugueses e encontrou sua casa em Minas Gerais.

Receita

2 litros de leite
5 ovos
2 xícaras de açúcar
Suco de 1 limão
Cravo e canela em pau a gosto

Bata o leite e os ovos no liquidificador. Despeje essa mistura em uma panela, adicione o açúcar, o suco de limão, cravo e canela. Deixe ferver em fogo médio até que forme uma calda, cerca de duas horas, mexendo eventualmente para não grudar mas sem quebrar os gomos que se formaram. Desligue o fogo, deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora antes de servir.

3. Pão de Torresmo

 

pao de torresmo comida mineira

 

Tem como ser ruim? Esse quitute reúne os sabores de um pão caseiro com o torresmo, tão presente na culinária mineira. Dizem que o segredo é escolher uma boa barriga de porco.
Receita

1 kilo de farinha de trigo
50 gramas de fermento de pão
1 colher de sal
1 colher de açúcar
1 colher de azeite
1 ovo
1/2 litro de água morna
1/2 kilo de torresmo triturado
gema p/ pincelar

Dissolva o fermento na água morna (reserve). Em um recepiente, coloque a farinha, fermento, sal, açúcar, azeite, ovo, misturar bem. Aos pouco coloque a água. Vá amassando e sovando a massa até dar o ponto. Deixe descansar 30 minutos. Divida a massa em 3 partes (para fazer 3 roscas). Com um rolo, estique a massa coloque o torresmo.
Faça uma rosca, dê uns cortes na massa. Deixe descansar mais 30 minutos para crescer.
Pincele a rosca. Leve ao forno 180 graus 30 minutos até ficar dourado.

4. Frango com Quiabo

 

frango-com-quiabo comida mineira
O prato chegou à mesa dos mineiros (e depois, do Brasil) pela influência dos índios. Não tem a melhor das aparências, mas o sabor o tornou um dos pratos mais tradicionais do estado.

Receita

sal a gosto
pimenta a gosto
1 quilo de quiabo
cheiro verde a gosto
1 xícara de chá de óleo
5 dentes de alho amassados
1 cebola grande bem picadinha
1 colher de sobremesa de colorau
1 frango inteiro, cortado em pedaços

Tempere o frango com o alhos amassados, sal, pimenta e colorau.

Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos.

Preparando o quiabo:

Lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho e pique em rodelinhas finas. Em uma panela, aqueça uma xícara de óleo e acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba, este processo leva cerca de 20 minutos. Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar e quando estiver sem baba, desligue o fogo, espere amornar e coe, para retirar o óleo e reserve somente o quiabo.

Preparando o frango:

Em uma panela, aqueça duas colheres de sopa de óleo e doure muito bem a cebola, como se estivesse queimando, junte o frango e deixe -o fritar muito bem. Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente. Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio. Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado, se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais. Por último, junte o cheiro verde.

5. Bambá de couve

bamba-de-couve comida mineira

 

O bambá de couve é feito com caldo de carne engrossado com fubá, ovos, couve e linguiça.

Receita

1 litro de caldo de carne temperado com sal, cebola e alho
2 colheres (sopa) de fubá levemente tostado
1 ovo
250g de linguiça frita em rodelas
4 folhas de couve rasgadas

Desmanche o fubá num pouco de água fria. Junte ao caldo, mexendo sempre e deixe ferver. Adicione a couve. No caldo fervendo, acrescente o ovo, mexendo até talhar. Por último, coloque a linguiça e sirva bem quente.

6. Feijão tropeiro mineiro

 

feijao-tropeiro comida mineira

 

Uma mistura de feijão cozido, farinha de mandioca, bacon, linguiça e cheiro verde. O nome “tropeiro” remete ao período colonial e era utilizado para designar os homens que transportavam mercadorias a cavalo ou em lombos de burros. Essa era a comida consumida por eles.

Receita

500 g de feijão
250 g de bacon
250 g de calabresa
5 ovos
1 molho de couve
200 g de farinha de mandioca
Tempero (cebola, salsa e cebolinha) a vontade

Cozinhe o feijão na panela de pressão (com uma colher de colorau, para “a cor ficar mais bonita”) por 20 minutos.
Escorra e lave. Em outra panela, coloque um pouco de óleo e acrescente o tempero, o bacon e a calabresa (ambos já fritos). Em seguida, adicione o feijão sem o caldo, a couve e a farinha de mandioca e misture. O prato está pronto.
Um ovo cozido (ou frito, dependendo do gosto) dá o toque final (coloque 1 em cada prato).

7. Pão de Queijo

pao de queijo comida mineira

E, claro, não podia faltar o pão de queijo – um dos maiores presentes da culinária mineira para o Brasil. Existem diversas receitas, mas a autêntica leva o queijo minas.

Receita

3 xícaras de polvilho doce
1 1/2 xícara de leite
½ xícara de óleo
½ colher (sopa) de sal
½ colher (sopa) de manteiga
3 xícaras de queijo minas meia-cura, ralado
4 ovos

Misture o sal e o polvilho numa vasilha grande, reserve. Ferva o leite e o óleo até que os dois se misturem e fique um líquido homogêneo. Misture o líquido fervido com o polvilho e o sal. Misture bem e deixe esfriar um pouco. Aos poucos, vá adicionando os ovos e a manteiga, mexendo bem para os ovos não cozinharem. Adicione o queijo e sove bem até a massa ficar lisinha e brilhante,isso pode demorar alguns minutos. Forme os pãezinhos e coloque-os numa assadeira, separando bem uns dos outros. Asse em forno médio por 25 minutos.


Notícias Relacionadas


Booking.com