Peru será país homenageado em evento na capital federal Destinos
Peru será país homenageado em evento na capital federal

Peru será país homenageado em evento na capital federal

Kady Albuquerque Kady Albuquerque Publicado em 18 de abril de 2017

Com tradições indígenas, italianas, japonesas e espanholas arraigadas em sua cultura e gastronomia, o Peru será o país homenageado na 23ª edição do Sarau Chatô, que também festeja a brasilidade irreverente da arte com raízes do Acre. A festa multicultural recebe atrações das duas localidades no dia 25 de abril, a partir das 19h, no Hípica Hall. Música, dança, poesia, artesanato e gastronomia dão o tom do encontro de culturas.

As cores e a alegria dos peruanos

A arquitetura e a natureza exuberantes, a mistura de raças, o colorido e a alegria dos costumes e tradições fazem do Peru, berço da civilização Inca, um país de contrastes, um caldeirão cultural que encanta visitantes de todas as partes do mundo. Dentro dele, a confluência de vivências tão distintas gerou uma efervescência cultural que deixa o calendário repleto de festas populares o ano inteiro. São festejos folclóricos e de santos padroeiros, procissões, carnavais e rituais que celebram a liberdade, Deus e a natureza.

A música e a dança sempre tiveram um papel importante na sociedade peruana, desde a época pré-colombiana, e até hoje é marca da expressividade popular. As duas manifestações desembarcam no Sarau Chatô com o colorido e o gingado desse povo simpático que adora compartilhar da sua riqueza histórica e cultural.

AGRUPAÇÃO CAJONES DO PERU

Grupo Cajones do Peru (percussão) é uma das atrações musicais do evento / Foto divulgação

A dança chega com o Ballet Folclórico Peruano de Brasilia e seus bailes típicos. O grupo apresentará a marinera (Concha Perla), o huayno (Que Linda Flor) e a danza selvatica (Anaconda). A música ecoará com os acordes da dupla Viajantes del tiempo, que fará uma apresentação repleta de melodias instrumentais tradicionais no lado peruano dos Andes. O palco também recebe a agrupação musical Jarana Peruana, um projeto da Embaixada do Peru que revela a contribuição artística de influentes músicos do país, como Chabuca Granda, Luis Abelardo Nuñez, Adrián Flores Alván, entre outros. A percussão também alegra o Sarau com o grupo Cajones do Peru, que toca o instrumento de origem afro-peruana cujo formato é de uma caixa e, em geral, acabamento simples em madeira.

A arte e a poesia do Acre

Pulseira artesanato acreano

Artesanato acreano será exposto durante evento/ Foto divulgação

Visto por muitas décadas como um ponto perdido no mapa do Brasil, o Acre faz fronteira com o Peru e ultrapassa os limites de seu território levando ao mundo a mensagem de que o uso sustentável dos recursos naturais é fomentador dos valores culturais, ambientais e sociais. É nesse contexto que a poesia, a música, a gastronomia e o artesanato do Estado repercutem Brasil afora e trazem ao Sarau Chatô as nuances da originalidade do Norte brasileiro.

Os sabores do Acre, influenciados por portugueses, libaneses, nordestinos, índios, bolivianos e peruanos estarão na festa com pratos típicos que poderão ser degustados pelo público. O artesanato mostrará suas cores nos objetos de marchetaria, com peças feitas a partir de ouriços de castanha, fibras, palhas, cipós, sementes, látex, fios de algodão cru e miçangas, itens que integram o repertório de matérias-primas usadas pelos indígenas e artesãos.

Apresentações artísticas, música e poesia abrem alas no chão do Sarau. Keilah Diniz, Alberan Moraes e Beto Brasiliense cantam o Norte brasileiro e encantam o público de Brasília. Beto, que também é professor de artes, mora e trabalha na capital do país, mas traz na alma a sonoridade da banda Flora Sonora, grupo que integrou lá em Rio Branco em meados dos anos de 1970.

O público poderá apreciar ainda a poesia de Francis Mary Alves de Lima e a contação de histórias de Karla Martins. O evento é promovido pela Fundação Assis Chateaubriand e tem o patrocínio da Petrobras.

Com informações da assessoria de imprensa.


Notícias Relacionadas


Booking.com