Passagens aéreas estão até 14% mais caras, segundo a Abav Compras
Passagens aéreas estão até 14% mais caras, segundo a Abav

Passagens aéreas estão até 14% mais caras, segundo a Abav

Rodrigo Rocha Rodrigo Rocha Publicado em 4 de abril de 2017

Se você está tentando comprar passagens aéreas para viajar nos próximos feriados, já deve ter percebido que elas estão caríssimas, certo? Isso está acontecendo porque, além de o período disputado, o preço médio da tarifa doméstica subiu até cerca de 14%, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Enquanto no primeiro semestre do ano passado, o preço médio da tarifa doméstica foi de R$ 322,44, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2017 esse custo médio médio deve chegar a R$ 370. É o que prevê a Associação.

A explicação está no fato de que as companhias fizeram mais promoções no ano passado, quando havia mais assentos vagos, inclusive por causa da crise econômica que começava a ficar mais forte. De lá para cá, as empresas ajustaram a oferta à demanda e, por isso, agora cobram valores maiores.

E a cobrança pelas bagagens despachadas?

Nós, do AGV, acreditamos que o lobby para que passe a valer a cobrança pela bagagem despachada também tem um peso nesse aumento dos preços.

Como essa parte do projeto de lei sobre os novos direitos e deveres dos passageiros e companhias aéreas ainda não foi aprovada, o aumento pode servir como justificativa para que o tema volte à pauta do Congresso.

Boas intenções, mas cadê dinheiro?

O Ministério do Turismo realiza periodicamente um levantamento sobre as intenções de viagem dos brasileiros. Na última consulta, realizada em sete capitais, 21,1% das pessoas informaram que pretendem viajar nos próximos seis meses. Deste total, 79,9% querem viajar dentro do Brasil.

 

Leia também:

 

6 dicas para economizar em viagens nos próximos feriadões

11 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Para onde viajar nos 9 feriados prolongados de 2017

 

Até a próxima,

 

Rodrigo Rocha
rodrigo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Notícias Relacionadas


Booking.com