Quadro a quadro

Verona terá 50 voluntárias para responder às “cartas de Julieta”

Paulo Lannes

Bio: Jornalista e estudante de Teoria, Crítica e História da Arte na UnB, viaja o mundo atrás de obras-primas e boas histórias. Aos sábados, ele dará dicas sobre museus e revelará curiosidades desse fascinante mundo das artes.

Verona terá 50 voluntárias para responder às “cartas de Julieta”

Paulo Lannes Publicado em 23 de agosto de 2017

A fama de Verona, pequena cidade localizada ao norte da Itália, transcende suas belas residências. É nela que o dramaturgo Shakespeare se inspirou para escrever a famosíssima peça “Romeu e Julieta”. De fato, a cidade respira o romance trágico dos dois jovens personagens de shakespearianos.

Além de haver uma casa com varanda que dizem ter pertencido a Julieta Capuleto, há uma instituição que recebe as cartas de amor que mulheres direcionam à personagem shakespeareana desde 1930. E essa instituição, chamada de “Clube da Julieta”, acaba de afirmar a parceria de 50 voluntárias responsáveis por responder essas mulheres.

A famosa casa de Julieta Capuletto em Verona. Foto: Divulgação

A famosa casa de Julieta Capuletto em Verona. Foto: Divulgação

Com idades que vão de 20 a 60 anos, essas mulheres – de diferentes nacionalidades – terão como função receber as cartas, ler, refletir e enviá-las respondidas para todas as partes do planeta. Além disso, elas irão eleger os melhores romances apresentados na carta para o prêmio literário “Scrivere per Amore” (Escrever por Amor), marcado para ocorrer no dia 21 de outubro em Verona.

A primeira carta chegou nos anos 1030 e foi posta sobre a tumba de Julieta. Um coveiro teria respondido a missiva, dando origem à tradição. Assim, há 25 anos, a prefeitura de Verona resolveu oficializar o “Clube da Julieta”, permitindo que as cerca de 10 mil cartas enviadas anualmente sejam respondidas.

Outra tradição da cidade é colar chicletes no muro da casa de Julieta para encontrar o amor. Foto: Divulgação

Outra tradição da cidade é colar chicletes no muro da casa de Julieta para encontrar o amor. Foto: Divulgação

A instituição rendeu um filme interpretado por Amanda Seyfried chamado “Cartas para Julieta” (2010). Fica a dica: o endereço do “Clube da Julieta”, que recebe e responde as cartas, é Corso Sant’Anastasia, 29, Verona.

 

E aí, que tal mandar uma contando a sua história de amor?

 

Paulo Lannes
paulo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Mais posts da coluna Quadro a quadro


Booking.com