Na hora de viajar

Já pode? Conheça as regras para consumir bebidas alcoólicas pelo mundo

Rodrigo Rocha

Bio: É jornalista curioso, canceriano apaixonado e nordestino bruto virado no raio! Aqui, ele fala tudo o que a gente precisa saber agorinha pra viajar melhor.

Já pode? Conheça as regras para consumir bebidas alcoólicas pelo mundo

Rodrigo Rocha Publicado em 29 de agosto de 2016

Aqui no Brasil a gente sai pra tomar uma cervejinha em qualquer lugar e ninguém nos impede, certo? Seja num bar legal, num restaurante chique ou no quiosque da pracinha, quem tem 18 anos pode beber à vontade na rua, andar com bebida alcoólica na mão e isso não causa nenhum problema.

Mas em outros países do mundo, não é tão simples assim. No Deserto do Índio (Califórnia/EUA), por exemplo, durante o festival de música Coachella, eu vivi a experiência de ter que ir a uma área reservada para quem quisesse beber porque, em todo o resto do espaço (próximo aos palcos, nas tendas eletrônicas, parques, etc.) era proibido circular com bebidas alcoólicas.

As regras dos nossos países vizinhos como Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Peru costumam ser bem similares às do Brasil, mas em outros lugares eles mudam bastante. Por isso, na coluna de hoje separei algumas dicas para que você fique atento/a e evite situações embaraçosas e até punições mais severas mundo afora.

Estados Unidos

 

 

A regra geral é que bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 21 anos, de acordo com a National Minimum Drinking Age Act, de 1984. Logicamente, os adolescentes encontram maneiras de burlar esse limite, mas, se você ainda não tem 21, possivelmente vai receber um carimbo na mão para que atendentes de bares e pubs que permitem a entrada de menores possam identificar sua idade.

Por lá também é proibido beber na rua, andando ou parado na calçada. Esqueça aquela ideia de pegar uma cervejinha e dar rolê na Times Square. Você só pode beber dentro de um bar ou balada, mesmo que seja uma data comemorativa, como o réveillon. Nas praias, é proibido tomar bebidas alcoólicas.

Canadá

 

 

Com exceção da província de Quebec, bebidas alcoólicas podem ser adquiridas apenas em lojas licenciadas. A regulamentação é feita por cada província, então a idade mínima de consumo varia. Para adquirir a bebida, é importante estar com sua identidade em mãos porque eles podem solicitar, mesmo que você ache que já tem cara de mais velho/a.

A idade mínima para comprar bebida sozinho é de 18 ou 19 anos em alguns lugares como Ontario e British Columbia, mas em locais como Quebec, é possível beber com 16 ou 17 anos sob a supervisão dos pais, por exemplo. Geralmente, em bares e restaurantes a venda de bebidas alcoólicas só pode ser feita até as 2h da manhã.

Egito

 

 

Os países com religião muçulmana possuem algumas restrições para a circulação e consumo de bebidas alcoólicas. O Egito não é exceção. Por isso, quando estiver lá evite consumir álcool nas ruas e em locais públicos. O Islã proibiu, inclusive, o jogo Pokémon Go porque disse que seus efeitos são tão nocivos quanto os do álcool e que as pessoas que jogam o game parecem bêbadas.

Aos 18 anos é possível consumir cerveja, mas outras bebidas como vinhos e destilados, somente a partir dos 21 anos. Em geral, muitos países africanos permitem que os jovens bebam a partir dos 18 anos e em lugares como o Sudão, Gabão e Gâmbia, a bebida alcoólica é proibida para muçulmanos.

Leia também: Egito além das pirâmides: conheça lugares e passeios deslumbrantes no Cairo

Inglaterra

 

 

Você estará infringindo a lei se vender, comprar ou tentar comprar bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Caso não tenha essa idade ainda, e tente ou consiga comprar alguma birita, você também será um fora da lei.

Ao contrário do que muita gente pensa, você até pode consumir álcool em espaços públicos, desde que eles não sejam áreas restritas para isso. Os chamados Designated Public Place Orders (DPPOs, em inglês) são locais em que o consumo de álcool é controlado, portanto você poderá ser abordadx pela polícia para jogar a bebida fora ou sair daquela área.

Nada de circular pelos transportes públicos com bebidas abertas, mesmo se você não estiver bebendo, ok?

 

Espanha

 

 

É proibido vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e a multa pode chegar a inacreditáveis 600 mil euros! Em 2002, o país também proibiu o consumo de bebidas nas ruas e as lojas não podem vender álcool entre as 10h da noite e as 9h da manhã.

China

 

 

Enquanto nos países ocidentais o nosso foco parece estar mais colocado na bebida propriamente e na escolha do que vamos beber, na China a ênfase maior é dada à pessoa que vai lhe acompanhar.

Durante um brinde, por exemplo, as pessoas mais jovens devem segurar seus copos em uma altura mais baixa do que os mais velhos. E isso não se aplica apenas a situações sociais ou almoços e jantares de negócios; vale também para brindes em família.

Em geral, os demais esperam que quem propôs o brinde tome toda a bebida que estiver no copo de uma só vez. Secar o copo é sinal de respeito e consideração. Delícia, não é? rs

Austrália

 

 

As regras costumam variar de acordo com leis estaduais, mas o consumo é restrito a pessoas maiores de 18 anos, em média. Menores podem tomar bebidas alcoólicas em casa, desde que sob a supervisão de pais ou responsáveis legais.

Apesar de caras e não comercializadas em supermercados – é preciso ir a lojas especializadas para comprar bebidas alcoólicas – a fama dos australianos é de serem bons bebedores. Contudo, bebidas alcoólicas não podem ser consumidas na rua ou na praia e as multas podem ser altas, caso você seja flagrado/a pela polícia desobedecendo as regras.

 

A dica é: se você gostar de beber, pesquise as regras locais antes de viajar e evite confusão!

 

Leia também: Destinos para viajar na cor e no sabor de drinks exóticos e maravilhosos

 

Até a próxima semana,

 

Rodrigo Rocha
rodrigo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Mais posts da coluna Na hora de viajar


Booking.com