Na hora de viajar

Pinterest aponta tendências de viagem com base nas buscas de seus usuários

Rodrigo Rocha

Bio: É jornalista curioso, canceriano apaixonado e nordestino bruto virado no raio! Aqui, ele fala tudo o que a gente precisa saber agorinha pra viajar melhor.

Pinterest aponta tendências de viagem com base nas buscas de seus usuários

Rodrigo Rocha Publicado em 22 de maio de 2017

Todos os anos, a rede social de compartilhamento de imagens, ideais e inspirações visuais Pinterest observa o que as pessoas estão procurando e salvando em seus murais com o tema “como passar o tempo durante as férias”.

A partir das buscas, baseadas em insights de mais de 175 milhões de posts mensais globais e mais de 3 bilhões de pins de viagens, eles lançam o chamado ‘Travel Report’. O deste ano acaba de ser divulgado com as principais tendências do que as pessoas desejam fazer em suas próximas viagens.

Para os vários tipos de viajantes, veja as tendências abaixo. Os percentuais entre parêntenses mostram o aumento da busca por determinado tema entre a edição anterior e a atual do ‘Travel Report’.

Viajante relax, que deseja bem-estar mental e físico (+ 248%)

Foto: puertovallartayachts.com

Foto: puertovallartayachts.com

Viagem fitness (+618% por ano): os usuários estão buscando viajar para destinos conhecidos por terem maratonas e sessões de boot camp (treinos ao ar livre, com exercícios intensos e funcionais).

Banho termal (+ 203% por ano): sabendo que águas termais reduzem o estresse, aumentam a circulação e ajudam a aliviar a dor, é fácil entender por que os usuários estão à procura de destinos com banhos termais naturais.

Banho de floresta (+ 152% por ano): os pinners, como são chamados os usuários da rede, estão cada vez mais em busca de uma desintoxicação digital (aumento de 200% entre 2016 e 2017), optando por passar mais tempo ao ar livre, desconectados durante suas viagens.

Retiros de meditação (+ 88% por ano): quando o simples descanso e relaxamento não são suficientes, um retiro de meditação é uma maneira consciente de recarregar as energias.

Retiros de yoga (+77% por ano): enquanto locais tropicais como o Bali são populares para retiros de yoga, as pessoas também estão fazendo seus próprios retiros de forma criativa, instalando-se em seus quintais com a companhia de amigos.

Viajante shopaholic, que ama fazer compras

Foto: covingtontravel.com

Foto: covingtontravel.com

Produtos coreanos (+ 125% por ano): a beleza coreana está provando ser mais do que apenas uma tendência e é constante nos perfis dos usuários do Pinterest.

Farmácias francesas (+ 98% por ano): a beleza da mulher francesa não é mais um segredo com viajantes cada vez mais interessados nas ‘farmácias’ da França.

Têxteis Bogolan (+ 86% por ano) e Almofadas Kilim (+ 163% por ano): as pessoas estão transformando seus sofás em passaportes visuais, misturando estampas e tecidos de diferentes destinos, como Bogolan (tecido mais conhecido como estampas africanas) e almofadas Kilim.

Estilo Deserto (+ 52% por ano): inspirações neutras do deserto, com um toque de tons naturais e cactos, proporcionam um ambiente sereno.

Escandinávia (+ 44% por ano): a Escandinávia já é conhecida há bastante tempo como um destino para desfrutar a inspiração da casa minimalista e aconchegante, mas as pessoas estão descobrindo que o local também é uma fonte de inspiração de moda.

Roupas com bordados (+ 43% por ano): os bordados inspirados na Europa Oriental são tendências quando o assunto é estilo.

Viajante foodie, que ama experimentar a culinária local

Foto: blacdetroit.com

Foto: blacdetroit.com

Cafés Artesanais (+ 283% por ano): constantemente, os usuários estão planejando paradas em lojas de cafés artesanais ao redor do mundo.

Frango apimentado (+ 156% por ano): das comidas típicas do Sul dos Estados Unidos, que são certamente tendência no momento, o frango apimentado de Nashville é uma estrela autônoma.

Shakshuka (+ 112% por ano): quando se trata de brunch, os usuários do Pinterest estão procurando inspirações globais, e não apenas o velho padrão de bacon e ovos, como nos Estados Unidos.

Aperol Spritz (+ 90% por ano): o spritz europeu é o drinque do momento em Nova Iorque e na Europa.

Comida Cubana (+ 83% por ano): o interesse de usuários pela culinária cubana tem crescido, assim como aumento do número de viagens realizadas a Cuba.

Mercados regionais em Londres (+ 78% por ano): as comidas de rua e mercados de bairro são muitas vezes a melhor maneira de saborear a culinária local sem gastar muito.

Viajante festivo, interessado em cultura e viagens animadas

Foto: Divulgação Bloco Domingo Ela Não Vai

Foto: Divulgação Bloco Domingo Ela Não Vai

Carnaval (+ 900% por ano): o carnaval brasileiro é reconhecido por suas fantasias e trajes deslumbrantes, comida incrível e uma festa sem igual.

Viagem em grupo (+ 367% por ano): viajar com amigos é uma alternativa descontraída para viagens de casal românticas.

Midsummer (+ 71% por ano): Midsummer é um feriado tradicional sueco para comemorar o solstício de verão. Comemorado geralmente ao ar livre com um grande e interminável almoço, destacam-se elementos como dança, ambiente natural, schnapps (bebida alcoólica típica) e arenque curado.

Tailândia (+ 67% por ano): festas da lua cheia marcam presença nas praias e comemoram a atividade lunar na Tailândia.

Viajante aventureiro, que explora o mundo em busca de emoção

Viagem de carro (+ 290% por ano): uma experiência que deixa o trajeto da viagem tão especial quanto o destino em si.

Cidades Fantasmas (+ 188% por ano): as cidades fantasmas estão localizadas nos Estados Unidos e proporcionam uma divertida viagem diurna para viajantes de todas as idades.

Lagos cristalinos (+ 183% por ano): lagos cristalinos são perfeitos para nadar e aproveitar o verão, além de fornecerem belas vistas ao ar livre.

Islândia (+ 54% por ano): usuários do Pinterest estão à procura crescente de fenômenos naturais, como os derramamentos de lava na Islândia.

Acampamento de verão para adultos (+ 43% por ano): os pinners estão procurando uma aventura centrada na comunidade, como acampamentos de verão para adultos.

Organize suas ideais, planeje e boas viagens!

Rodrigo Rocha
rodrigo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Mais posts da coluna Na hora de viajar


Booking.com