Na hora de viajar

O que você precisa saber na hora de alugar um carro

Rodrigo Rocha

Bio: É jornalista curioso, canceriano apaixonado e nordestino bruto virado no raio! Aqui, ele fala tudo o que a gente precisa saber agorinha pra viajar melhor.

O que você precisa saber na hora de alugar um carro

Rodrigo Rocha Publicado em 24 de abril de 2017

Em tempos de Uber e Cabify, alugar um carro ainda pode ser vantajoso na hora de fazer uma viagem? Pode, mas você vai precisar fazer algumas contas e considerar certas situações antes de tomar a decisão. Veja algumas questões a considerar:

1. A conta básica

Para saber se o aluguel do veículo vale a pena, pense em todas as despesas que você terá com ele e some os seguintes valores: valor da diária + seguro do veículo + seguro para terceiros + combustível com base na distância que pretende percorrer + GPS + hospedagem + alimentação na estrada, se for o caso.

2. A quantidade de pessoas

Se você vai viajar sozinho, dificilmente alugar um carro sairá mais barato do que pegar um ônibus ou avião. Com mais duas ou três pessoas, o roteiro certamente fica mais em conta. Mas se a sua intenção é curtir o trajeto com calma e aproveitar cada segundo da viagem, vale a pena investir um pouco mais.

3. Liberdade X segurança

De fato, viajar de carro o deixa livre para decidir o que fazer e para onde ir a qualquer momento. Mas pare para pensar: vou ingerir bebidas alcoólicas? Será complicado ou caro estacionar? Se a resposta para uma dessas perguntas for sim, considere optar por outro tipo de transporte.

4. Acessórios úteis

Fique muito atento na hora de fechar o seu contrato aos recursos acessórios que você pode adicionar. É possível que você pense que alugar um GPS não seja necessário, afinal você tem smartphone. Mas, a depender da distância, alugue. Não dá para confiar tanto assim no sinal da telefonia celular ou no 3G/4G vendidos pelas operadoras, certo?

5. Seguro para terceiros

O custo adicional de um seguro para terceiros varia, em geral, de R$ 10 a R$ 20 por dia. Acredite: vale cada centavo. Já imaginou ter que arcar com as despesas do carro de outra pessoa caso você sofra um acidente e seja responsável por ele?

6. Seguro para terceiros com co-participação

Um detalhe importante: na hora de optar pelo seguro para terceiros, preste atenção se você está contratando uma apólice com co-participação ou não. Em caso positivo, você vai dividir com a empresa de aluguel a franquia do seguro a ser paga se houver um acidente. Reflita e, se tiver como gastar um pouco mais, contrate o seguro sem co-participação para evitar dores de cabeça e despesas extra.

7. Quantidade de motoristas

Se a viagem é longa, considere cadastrar mais de um motorista junto à locadora para que você possa alternar a direção e descansar. Algumas empresas cobram taxa adicional por isso, então procure saber o quanto ela custa e decida se vale fazer a contratação.
Boa viagem!

 

Rodrigo Rocha
rodrigo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Mais posts da coluna Na hora de viajar


Booking.com