Na hora de viajar

Jovens entre 15 e 29 anos podem fazer viagens interestaduais sem pagar

Rodrigo Rocha

Bio: É jornalista curioso, canceriano apaixonado e nordestino bruto virado no raio! Aqui, ele fala tudo o que a gente precisa saber agorinha pra viajar melhor.

Jovens entre 15 e 29 anos podem fazer viagens interestaduais sem pagar

Rodrigo Rocha Publicado em 19 de dezembro de 2016

Pessoas entre 15 e 29 anos que tenham renda familiar de até dois salários mínimos poderão realizar viagens interestaduais de ônibus, barca ou trem sem pagar. O benefício faz parte do programa federal Identidade Jovem, que prevê a reserva de duas vagas gratuitas para jovens nessas condições a cada viagem, e mais duas com direito a 50% de desconto.

A ID Jovem é virtual e, para ter uma carteirinha, é preciso baixar o aplicativo ou solicitar a emissão no site da Caixa. Além de facilitar a mobilidade, a ideia é que a iniciativa facilite também o acesso à cultura e a eventos artísticos e esportivos, funcionando como uma meia-entrada.

A reserva de vagas nas viagens interestaduais deve ser feita com pelo menos três horas de antecedência antes da viagem. É preciso apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete e, caso a empresa se recuse a fornecê-lo, o jovem pode denunciar a ocorrência pelo telefone 166.

 

Foto: Elza Fiúza/ABr

Rodoviária interestadual de Brasília / Foto: Elza Fiúza/ABr

 

A medida gerou muita discussão

A emissão da ID Jovem é gratuita e a expectativa é que 15,8 milhões de brasileiros sejam beneficiados pela iniciativa. Apesar de ter sido lançada no início do mês, a novidade ganhou mais visibilidade na última semana, quando foi postada na página do Senado no Facebook.

 

 

Há quem acredite que o preço dos ingressos de eventos culturais e artísticos e até mesmo das passagens de ônibus, barcas e trens aumentarão ainda mais para custear o benefício. Por outro lado, muita gente avalia a medida como fundamental para democratizar o acesso dos jovens a essas atividades e acredita que vai valer a pena.

Como ter uma ID Jovem?

Para fazer o cadastro, acesse o site da Caixa ou baixe o aplicativo no seu smartphone, preencha os dados solicitados e o Número de Identificação Social (NIS).

 

Boa  viagem!

 

Rodrigo Rocha
rodrigo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Mais posts da coluna Na hora de viajar


Booking.com