Quadro a quadro

Conheça os estúdios de cinema que são também belos museus

Paulo Lannes

Bio: Jornalista e estudante de Teoria, Crítica e História da Arte na UnB, viaja o mundo atrás de obras-primas e boas histórias. Aos sábados, ele dará dicas sobre museus e revelará curiosidades desse fascinante mundo das artes.

Conheça os estúdios de cinema que são também belos museus

Paulo Lannes Publicado em 6 de maio de 2017

Que tal conhecer os segredos que há por detrás da magia do cinema?

Alguns dos estúdios abrem portas para passeios guiados e até mesmo expõem algumas peças emblemáticas (cenários, equipamentos, fotos e documentos) em museus localizados dentro dos espaços.

Conheça alguns deles:

Hollywood, em Los Angeles (EUA)

cinema

Foto: Divulgação

 

A Meca do cinema norte-americano dispõe de vários tipos de passeios turísticos em seus estúdios.

Na Paramount Studios, responsável por filmes como “Indiana Jones”, “Poderoso Chefão” e “O Bebê de Rosemary”, faz passeios com guias em iPads, que mostram as cenas filmadas em cada um dos espaços. O ponto alto fica por conta do tanque com 4 milhões de litros de água, usado para filmar desastres marítimos.

 

cinema

Foto: Divulgação

 

Já a Warner Bros aposta na interatividade do público com o espaço. Lá é possível sentar no sofá do Central Perk (“Friends”), montar em uma vassoura (“Harry Potter”) e ver os sets de talk shows como o de Ellen DeGeneres.

Por fim, o tour da Sony Pictures resgata sucessos da Era do Ouro, como “O Mágico de Oz” e “Cantando na Chuva”. Mas eles também apostam em novidades como, por exemplo, entrar no trailer onde Walter White, do “Breaking Bad” produzia metanfetamina.

Cinecittá, em Roma (Itália)

cinema

Foto: Divulgação

 

O cinema italiano produziu verdadeiras obras-primas ao longo do século 20 e, logicamente, o Cinecittá não iria deixar esses filmes cair no esquecimento.

O espaço passeia por sets de filmes como “Doce Vida”, de Fellini, “Era uma Vez no Oeste”, de Sergio Leone,  e “Os Oito Odiados”, de Tarantino.

 

cinema

Foto: Divulgação

 

Há também um parque de diversão no local, Cinecittá World, com montanha russas e brinquedos inspirados nos filmes do estúdio italiano.

Cinemateca Francesa, em Paris (França)

cinema

Foto: Divulgação

 

O cinema francês também é conhecido mundialmente. Além de ser a nação que fundou a 7ª arte, a França ganhou reconhecimento internacional com o nouvelle vague.

A Cinemateca Francesa hoje possui uma programação intensa. Além de exibir filmes clássicos, possui eventos e exposições sobre o tema.

 

cinema

Foto: Divulgação

 

Lá, os visitantes têm acesso aos primeiros aparelhos do cinema, além de maquetes feitas por George Méliès, o diretor do filme “Viagem à lua”. Feito em 1902, trata-se do primeiro filme de ficção científica da história.

 

Bom filme!

 

Paulo Lannes
paulo@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Mais posts da coluna Quadro a quadro


Booking.com