Cabine Pop

12 festas e casas pelo Brasil que todo fã da arte Drag precisa conhecer

Bruno Aguiar

Bio: Jornalista, divide seu tempo entre problematizar questões sérias e acompanhar o que anda rolando no mundo pop. O fim de semana começa com ele e uma coluna nova, sempre às sextas-feiras.

12 festas e casas pelo Brasil que todo fã da arte Drag precisa conhecer

Bruno Aguiar Publicado em 29 de julho de 2016

A Arte Drag Queen é mais antiga e tradicional do que imaginamos. A primeira explosão do assunto de que se tem notícia foi na década de 50, no Estados Unidos, mas há registros de personagens drag antes disso.

Contudo, foi na última década que a arte drag se expandiu mundialmente de forma exponencial, alavancada muito pelo reality show RuPaul’s Drag Race, uma competição americana onde artistas drag competem pelo título da próxima Drag Superstar dos Estados Unidos.

Com o boom dos últimos anos, festas e casas noturnas começaram a investir mais nesses/as artistas e as casas que já tinham tradição com as performances drag ganharam um público novo.

Montamos um roteiro de festas e casas no Brasil onde você pode conferir o trabalho de nossas queens nacionais e algumas internacionais.

 

Blue Space (SP)

 

 

A casa de São Paulo é uma das mais antigas na tradição drag no Brasil. Dezenas de artistas são residentes na boate e muitos outros são convidados para performar em um dos palcos mais concorridos do país. As festas acontecem geralmente às sextas, sábados e domingos. Você confere a programação aqui.

 

Victoria Haus (DF)

 

 

A principal boate LGBT de Brasília comemora cinco anos em 2016 e sempre teve em seu histórico a valorização da arte drag, principalmente de artistas locais. Eles e elas não trabalham apenas em cima dos palcos, como também nos bastidores da casa. Sextas, sábados e vésperas de feriados bombam na Vic, como é mais conhecida. Programação aqui.

 

 

Priscilla (SP)

 

FESTA PRISCILLA

Foto: Divulgação

 

A festa Priscilla é uma explosão drag. O agito é conhecido por trazer as drag queens mais prestigiadas mundialmente e por dar espaço a muitos/as artistas brasileiras. Drags brasileiras em ascensão, como Pabllo Vittar e Gloria Groove, também podem ser vistas facilmente nos palcos da Priscilla. A festa é itinerante e você pode acompanhar a agenda aqui.

 

 

Clube Metrópole (PE)

 

CLUBE METRÓPOLES

Foto: Divulgação

 

O Clube Metrópole, em Recife, é um dos principais palcos de drags queens do Nordeste. A casa é um complexo de espaços que, inclusive, recebem outras festas independentes voltadas para a arte drag. Todo fim de semana é possível ver drags por lá. Aqui você confere tudo.

 

Limonada Pop (PE)

 

LIMONADA POP

Imagem: Divulgação

 

A Limonada Pop é uma dessas festas de Recife que citamos acima e valoriza – E MUITO – a arte das suas drags queens locais. É arte drag para todo lado, além de pop, eletropop e música brasileira. A festa é itinerante e a agenda você acompanha na fan page da label no Facebook.

 

 

WoW (DF)

 

WoW

Foto: Divulgação

 

A WoW é uma festa de Brasília que acontece toda quarta-feira, porque drag não tem que se montar só no fim de semana, né? Mas, além da agenda fixa, a festa é promovida também em alguns fins de semana, sempre com atrações especiais. Atrações drag, obviamente! Acompanhe esse agito por aqui.

 

Tropical Club Salvador (BA)

 

 

A casa de Salvador costuma juntar duas coisas que amamos: drags e open bar. A boate fica localizada no bairro de Campo Grande, centro da capital baiana, e recebe diversos performers a cada fim de semana. Veja o que está rolando por lá aqui.

 

Biba (RS)

 

FESTA BIBA

Foto: Divulgação

 

Tem nome melhor para uma festa de cultura drag? A festa já recebeu diversas participantes de RuPaul’s Drag Race, além de ser prestigiada por muitas drags locais. Muitas mesmo! Biba é sempre uma boa pedida para quem gosta do gênero e estiver em Porto Alegre. Confira as datas aqui.

 

Don’t Fuck It Up (PR)

 

FESTA Don't Fuck It Up

Foto: Divulgação

 

A Polarize Comunicação e Eventos promove muitos agitos, dentre eles a festa Don’t Fuck It Up, em Curitiba. O nome da festa é inspirado em um dos bordões mais famosos de MamaRu, como chamamos RuPaul carinhosamente. A festa já recebeu diversas drags internacionais e é parceria com a Priscilla, de São Paulo. Confira aqui!

 

Xtravaganza Drag Party (RS)

 

festa Xtravaganza Drag Party

Foto: Divulgação

 

A Xtravaganza Drag Party é uma festa drag show que acontece frequentemente em Porto Alegre. A festa é tão boa, que não raramente pessoas de outros estados se deslocam para conferir esse agito. A agenda você vê por aqui.

 

Eleganza (MG)

 

FESTA ELEGANZARUPAUL

Foto: Divulgação

 

Eleganza” é mais do que mais um bordão de RuPaul. A festa itinerante de Belo Horizonte tem crescido muito em seus dois anos de vida por conta das suas atrações drags que são fabulosas e desfilam no meio dos convidados. Para não perder a próxima, veja a programação aqui.

 

Sauna (ES)

 

Festa Sauna Coffee & Bacon Produções Espírito Santo Vitória

Foto: Divulgação

 

Vitória também tem arte drag, sim. E muita! Para os admiradores e fãs, a festa Sauna, da Coffee & Bacon Produções, é a pedida para conferir as melhores performances das drags locais e convidadas. A agenda você encontra aqui.

 

Baile de Sophie (CE)

 

A drag de Fortaleza Sophie van der Beek criou o Baile de Sophie, uma festa residente da Boate Level e que recebe muito/as artistas da cultura drag. Geralmente, acontece às sextas-feiras e você pode conferir o que rola na página da Sophie no facebook aqui.

 

Sophie van der Beek Baile de Sophie Fortaleza Level

Inclusive, tem festa hoje, 29 de julho. Olha quantas drag queens vão subir nesse palco! <3

 

Agora é só reunir o seu Charisma, Uniqueness, Nerve and Talent, ensaiar o lip sync, e go to Party City. Can I Get An Amen?

 

P.S.: são incontáveis os selos de festas e boates pelo Brasil que valorizam a arte drag, então é possível que você tenha sentido falta de alguma por aqui. Como o nosso intuito é deixar o roteiro cada vez mais completo, envie a sua sugestão para bruno@agenteviaja.net.

 

 

Bruno Aguiar
bruno@agenteviaja.net
Instagram: @agenteviaja
Twitter: @agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Mais posts da coluna Cabine Pop


Booking.com